-
Arquitetos: SCHEMAA; SCHEMAA
- Área: 860 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:David Foessel
-
Fabricantes: Danpal
Planejamento urbano
O acesso ao Hall Multi Esportes é feito em conexão direta com a "Esplanade de la Liberté".
O posicionamento da entrada permite a integração do Hall com todas as instalações existentes ao redor do "Esplanade de la Liberté": o ginásio Jean Rondeau, a Câmara Municipal e o hall multiuso.
Posicionada como uma extensão direta do ginásio Jean Rondeau, o Hall Multi-esportivo possui orientação norte-sul, com a luz solar ideal.
O entorno foi concebido como uma continuação do Hall, com o objetivo de adaptar os fluxos pedonais e vegetação local. As geometrias do entorno refletem as características do projeto.
As áreas não construídas do terreno foram preservadas como espaço aberto, onde plantamos mais árvores e arbustos para criar mais áreas verdes. A vegetação plantada otimiza a infiltração da água da chuva e acentua o caráter paisagístico do local.
Arquitetura
Este conjunto coerente foi alcançado através da continuidade das alturas e uma conexão refinada entre o ginásio existente e Hall Multi Esportivo.
Para contrastar com as superfícies opacas do ginásio Jean Rondeau, o novo projeto foi imaginado como uma continuidade suave dele.
O Hall transparente abriga as funções secundárias no nível inferior e se alinha com o nível mais elevado do ginásio Jean Rondeau.
O telhado que conecta os dois edifícios é acessível e foi imaginado como um lugar aberto de reunião comum a ambos.
O lobby, com sua fachada de vidro, se destaca. É precedido por um pórtico em relação direta com a "Esplanade de la Liberté", que marca a transição entre o ginásio e o novo Hall. O lobby é um espaço unificador, visualmente e em sua função, e abriga o ginásio, o salão multi-esportivo e os vestiários.
Uma estrutura projetada, uma imagem dinâmica
A estrutura de madeira laminada colada, revestida com metal, é tecida em torno da caixa de policarbonato translúcido, criando o volume do Hall. Este processo foi usado para dar uma aparência que é ao mesmo tempo simples e refinada, mas também dinâmica, graças à concepção da estrutura.
As mudanças de luz durante o dia geram cores e reflexões em movimento, com um caráter dinâmico.
Uma atmosfera interior luminosa, calma e quente
A estrutura de madeira laminada colada dá ao Hall uma sensação de calor. As vigas verticais se estendem até o teto, e ao lado norte, que é mais aberto, o Hall recebe uma luz difusa ao longo do dia.
O vidro transparente na parte inferior permite uma relação visual com o campo esportivo. Na fachada sul, a base é feita opaca para evitar problemas de reflexo para os jogadores. As fachadas de policarbonato são tratadas com um acabamento fosco anti-reflexo para uma luminosidade uniforme.
A fachada leste, também de policarbonato, assegura a continuidade do espaço e evita os edifícios vizinhos vejam apenas uma fachada cega.